SEJAM BEM-VINDOS!!

O blog do NPJ tem a finalidade de auxiliar na comunicação e informação dos acadêmicos de Direito da Faculdade SEAMA, em especial àqueles que já estão na fase de estágio. Leia e releia com atenção os avisos aqui anunciados e contate-nos em caso de dúvidas. Estamos aqui para lhe ajudar! Seja bem-vindo!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Atenção Processo Seletivo

Atenção! novas vagas para o curso de direito , inscriçoes até o dia 22/07/2011 , provas dia 23/07/2011 as 15 hs. Agora conheçam um pouquinho sobre o Curso de Direito !
Curso de Direito


PDF Imprimir E-mail

Áreas de atuação

Nem todo bacharel atua como advogado. Ele pode seguir a carreira pública, como defensor público, juiz, promotor de justiça ou delegado de polícia. A privatização dos serviços públicos e a nova economia, aliada a globalização e a onda de fusões de grandes empresas, valorizam o profissional especialista em Direito ambiental, comercial e internacional.


Perfil Profissional

A Faculdade Seama opera para formar profissionais do Direito com visão pluralista do fenômeno jurídico. Compreendendo-o na sua dimensão social e numa perspectiva calcada na valorização das fontes das normas jurídicas; na possibilidade de desenvolver estratégias teóricas e metodológicas que permitam uma visão crítica da realidade; na capacidade de buscar soluções de problemas novos, para os quais nem sempre a legislação oferece respostas em suas normas; e na possibilidade de repensar as relações entre o Direito e a Democracia, discutindo e articulando um novo Direito, com vistas nos princípios libertadores, na totalidade social em movimento.

Atividades do curso Atividades do curso

  • Leitura, compreensão e elaboração de textos e documentos;
  • Interpretação e aplicação do Direito;
  • Pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
  • Produção criativa do Direito;
  • Utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
  • Julgamento e tomada de decisões;
  • Utilização técnico-instrumental de conhecimento do Direito e seu exercício.

Perfil do Egresso

O profissional formado pela Faculdade SEAMA, apresentará um perfil profissional caracterizado por uma sólida formação geral, humanística e axiológica, com capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica tornando profissionais conscientes de seus direitos e deveres, capazes de trabalhar em equipe, favorecendo a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania, conforme Resolução nº 009/2004, do Conselho Nacional de Educação.
Destarte, encontramos o perfil desejado pela Faculdade SEAMA para os seus egressos no interior de sua Missão, quando se afirma desejar, a formação de um profissional competente, criativo e crítico, orientado por valores éticos e humanísticos, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida comunitária, do desenvolvimento científico e tecnológico do Amapá e da Amazônia.
O graduando a ser formado pelo curso de direito da Faculdade SEAMA deverá estar consciente de que, além do competente exercício da profissão jurídica que escolher, deve possuir um amplo e sólido conhecimento prático, técnico-jurídico e sócio-político com o aperfeiçoamento das instituições jurídicas, aliado a uma formação ética e um compromisso com o diálogo como instrumento fundamental de solução de conflitos.
Para a consecução do perfil do bacharel, o Curso de Direito da Faculdade SEAMA, em consonância ao estabelecido na Resolução CNE/CES nº 09/2004, proporcionará e incentivará mecanismos para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

  • Leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
  • Interpretação e aplicação do Direito;
  • Pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
  • Produção criativa do direito;
  • Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
  • Utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
  • Julgamento e tomada de decisões;
  • Utilização técnico-instrumental de conhecimento dos saberes do direito e seu exercício;
  • Possibilidade de adaptação na busca de soluções de problemas novos, para os quais nem sempre a legislação oferece respostas em suas normas.

O Bacharel em Direito a ser formado pela Faculdade SEAMA deverá estar consciente de que, além da defesa dos direitos e interesses que lhe são confiados, como advogado, procurador, defensor ou membro do Ministério Público, zelará pelo prestígio de sua classe, a dignidade da magistratura, e pelo aperfeiçoamento da ordem jurídica. Para tanto, deve ter sempre presente uma postura alicerçada na ética, na seriedade e no comprometimento com o aprimoramento do bem estar da sociedade em que atua.

A partir dessa reflexão cabe acrescentar àquelas carreiras jurídicas tradicionais apontadas acima novas opções do mercado de trabalho que surgem com a evolução dos tempos, como a advocacia de movimentos populares e organizações sociais, a advocacia dos interesses transindividuais ou comunitários e a advocacia preventiva e extrajudicial.


Futuro Profissional

O Curso de Direito da Faculdade da SEAMA oferece o título de Bacharel em Direito, forma profissionais conscientes de seus direitos e deveres, proporcionando uma formação teórica sólida e conhecimento técnico do instrumental jurídico, bem como uma formação interdisciplinar, que contempla as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Tem como objetivo possibilitar a criação de novos espaços para atuação profissional, onde vislumbra-se significativo número de egressos da SEAMA procurando cursos de pós-graduação, o que sinaliza para um maior interesse pelas atividades de pesquisa científica e docência acadêmica, opções que têm oferecido grandes possibilidades de atuação profissional.

O profissional de direito terá capacidade de atender tanto individualmente quanto coletivamente atuando em instituições ou empresas públicas e privadas, instituições de ensino superior, profissional liberal, ministério público e magistratura, defensoria pública, procuradorias, consultoria e assessoria jurídica, carreira diplomática, inserção em programas de pós-graduação e demais atividades inerentes a formação acadêmica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © Criado Todos os Direitos Reservados por Ingrid da Silva Pinto em 02/02/2010

Back to TOP